16/06/2017 16:36:00

Ações no trânsito enfatizam educação


Ações no trânsito enfatizam educação

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) prepara a instalação de dois redutores de velocidade nas proximidades das faixas de pedestres nos dos dois sentidos da avenida Alexandre Rasgulaeff, no Jardim Alvorada. As lombadas serão posicionadas próximas do cruzamento com a Rua Evaristo da Veiga, onde recentemente ocorreu acidente que tirou a vida de um idoso. Além das lombadas, a Semob vai reforçar a sinalização vertical.

Diversas outras ações estão em andamento para pacificar a convivência pedestre/veículos e assim reduzir o número de acidentes de trânsito. “As intervenções nas vias, com reforço da sinalização e implantação de obstáculos que reduzem a velocidade dos veículos, como lombadas, integram um conjunto de outras iniciativas para tornar o trânsito mais seguro”, afirma o secretário de Mobilidade Urbano, Gilberto Purpur.

Nas escolas e centros de educação infantil, a secretaria iniciou programa de educação de trânsito para sensibilizar crianças sobre a importância do cinto de segurança e do uso da cadeirinha nos veículos, além de conscientizar sobre cuidados ao atravessar a faixa de pedestre. Histórias com enredo simples e didático e peças de teatro igualmente de fácil compreensão definem o trabalho realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Blitz Educativas em ruas e avenidas também reforçam a conscientização para um trânsito mais seguro.

Campanha específica sobre faixa de pedestre será realizada pela secretaria com atores fantasiados de zebra. Para testar a recepção de pedestres e motoristas, a Semob posicionou personagens em alguns cruzamentos da cidade e o resultado foi muito positivo. “Observamos uma rápida interação das pessoas com os atores, valorizando a compreensão da mensagem sobre respeito à faixa, tanto pelos pedestres como pelos motoristas”, disse Rodolfo Purpur.

A aquisição de radares também está em fase de licitação. Os equipamentos serão instalados em vias específicas para controlar o excesso de velocidade. Hoje, radares só funcionam em locais com semáforos para controlar avanço sobre a faixa, com um detalhe: o equipamento só é acionado quando o veículo está totalmente sobre a área demarcada, diferente do que ocorria anteriormente. A medida reduziu em 40% a emissão de multas.

“As ações pontuais de intervenções no trânsito, como faixas, radares e sinalização, devem caminhar juntos com a educação, fiscalização e a engenharia para solucionar aspectos relevantes do tráfego. Temos um volume enorme de veículos nas ruas e organizá-los para que a convivência entre eles e com pedestres seja a mais pacífica possível, é um desafio que envolve um conjunto de iniciativas. Estamos trabalhando muito nesse sentido”, afirma Gilberto Purpur.

Veja Também

Saiba Mais

Estado repassa mais R$ 33,6 milhões para atendimento à saúde nos municípios

Pequenos agricultores têm terras regularizadas através de usucapião

Centro Infantil e Escola do município ganham reforma e ampliação em


Notícias em Destaque

Fale Conosco
Assine nossa newsletter

Newsletter

Assine a newsletter para receber novidades e atualizações em sua caixa de entrada.