17/08/2016 16:08:24

Maringaense lança livro sobre sexualidade na terceira idade

Diversos profissionais contribuíram para esclarecer dúvidas de pessoas entre 61 e 75 anos


Maringaense lança livro sobre sexualidade na terceira idade

Farmacêutica por formação, com mestrado em Ciências da Saúde e em Educação, Maria Carolina Gobbi Lolli lança, na noite de hoje, o livro “Quebrando o Silêncio – Uma conversa sobre o bem estar, tabus e intimidade depois dos 60 anos”.

O livro é fruto da tese de mestrado em Educação da escritora, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Essa não é a primeira publicação com repercussão nacional de Maria Carolina.  A farmacêutica já escreveu capítulos em dois livros. “Um falava sobre as crianças com dificuldade de aprendizado e afetividade e o segundo sobre a violência de gênero nas escolas”, conta. Além de outros vários artigos já publicados.

O convite para escrever o livro veio o professor Paulo Renis, da Unesp de Araraquara, que fazia parte da banca de mestrado. “O livro não é a tese em si, ele foi reescrito com outra linguagem. É uma narrativa criada com diálogos, são perguntas e respostas como se eu estivesse conversando com o leitor”, explica a escritora.

Carolina é professora universitária e sempre que trabalhou na área da saúde, tendo ligação com idosos. “O assunto [sexualidade na terceira idade] é pouco discutido, não existem livros com essa temática. Foi muito difícil encontrar referências”, conta.

Profissionais de diversos ramos na área da saúde colaboraram para responder as questões. Farmacêuticos, um ginecologista, urologista, dentistas, entre outros profissionais contribuíram para esclarecer dúvidas de pessoas entre 61 a 75 anos. Todas essas perguntas foram respondidas e acopladas, resultando no livro de Maria Carolina.

Para ela, as dúvidas e tabus sobre o tema são fruto de educação diferente. “Os idosos não foram educados para falar sobre isso, mas sim, para viver a sexualidade da maneira como a família indicava. Tudo isso era descoberto muito tarde.”

LANÇAMENTO

 “Nós, que somos professores, queremos deixar nossa marca. Fui chamada para escrever os capítulos de dois livros e sempre quis escrever um livro meu. É um sonho e, para o próximo ano, já tenho projeto para outra obra”, adianta Carolina. E finaliza: “Acredito que chegamos a uma linguagem ideal e vamos conseguir passar a mensagem como queremos. Estou muito feliz!”

O livro tem lançamento marcado para a noite dessa sexta-feira, na livraria Curitiba, do Shopping Maringá Park, às 19 horas. A obra pode ser adquirido em todas as livrarias Curitiba do Brasil ou pelo site da Editora CRV.

 

Fonte: Amanda Gomes

Veja Também

Natação é eficaz para o tratamento de fibromialgia, diz estudo

Modalidade é boa opção para pacientes que não podem realizar atividades de alto ou baixo impacto

Expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas

Em 1900, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de 11 décadas, atingindo 75,4 anos em 2014

Saiba Mais

10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Moro diz que cabe ao STF apurar conduta de Cunha na Lava Jato

Cerveró, Baiano e Camargo são condenados na Lava Jato


Notícias em Destaque

Fale Conosco
Assine nossa newsletter

Newsletter

Assine a newsletter para receber novidades e atualizações em sua caixa de entrada.